Home » Colunistas » Moisés Souza » E o turno se foi

E o turno se foi

(Foto de: Ascom Vasco da Gama)
(Foto de: Ascom Vasco da Gama)

Por Moisés Souza
(Colunista)

E o turno se foi
Nesta terça-feira, dia 2, o Criciúma encerra sua participação no primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B. Jogo diante do Paysandu, no estádio Heriberto Hülse. Mais do que falar e analisar a derrota para o Vasco por 2 a 1, fato que num contexto geral pode ser considerado normal, o mais importante é pensar e avaliar o turno da competição. Mesmo vencendo o Paysandu, o Criciúma não alcança 30 pontos nesta primeira metade do campeonato, o que sem dúvida, deve ser motivo de bastante preocupação para todos no Tigre e para o torcedor.

Por meio de pesquisas na internet, pegamos como exemplo o América MG, que na Série B, em 2015, conquistou a quarta vaga a elite do futebol, somando 65 pontos. No primeiro turno da edição passada, a equipe mineira somou 34 pontos e na ocasião se encontrava em terceiro colocado. O América alcançou a vaga na série A somando apenas 31 pontos no returno. Números dos sites Tabbrasileirão e Bola na Área.

Com base nesta campanha do América, concluímos que se o Tigre terminar o primeiro turno vencendo o Paysandu, chegará a 29 pontos e assim, no segundo turno, tendo o mesmo aproveitamento do clube mineiro em 2015, somaria 26 pontos, totalizando 55.

Levando em consideração que isso é apenas uma probabilidade com base numa campanha da temporada passada, devemos ter em mente que esses números variam a cada campeonato. A ideia nesse caso é fazer o leitor refletir sobre a campanha do Tigre.

Analisando friamente a campanha do Criciúma neste primeiro turno, não há como ter uma expectativa positiva de acesso à elite ao final do campeonato. No entanto, devemos seguir acreditando numa melhora significativa do time, para que no returno a equipe não deixe escapar pontos importantes e fundamentais para o clube. Certamente esse turno passará por uma avaliação minuciosa por parte da comissão técnica do Tigre.

Uma semana abençoada e produtiva a todos.

Publicado 01/08/2016 às 12:25 Horas

Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>